O bom senso do cidadão comum …!!!!

O cidadão comum pergunta-se…..: que raio de vida é a nossa ???? Há a crise da banca, há a crise das dívidas soberanas, há a crise de valores, ditos morais, há a crise da confiança nas instituições democráticas …!!!Na medida em que estas crises se agudizam há, paralelamente,   uma revolta, latente, dos cidadãos que assistem a todo este desfilar de acontecimentos. O que vale  é este bom senso …quase fatalista…de procurar compreender e atenuar o choque social que provoca.  Somos um povo com uma proverbial capacidade de sofrimento e esperamos por um amanhã melhor. …como se fosse a panaceia para todos os males….!!!!! No entanto, é este bom senso que nos mantem à tona da água …!!!!

Todas as crises, por muito difíceis e dolorosas que sejam, têm um lado positivo. As dificuldades são, em muitos casos, um despoletador de criatividade e um desafio à sobrevivência das pessoas e das instituições. O valor do trabalho e a manutenção do mesmo acentuam a sua importância e  criam ou solidificam os mais determinados na luta pela mudança….!!!!

Estamos na “esquina” dum novo paradigma de sociedade, de pensamento crítico e de participação coletiva na gestão da “coisa pública”…. sem alheamentos e sem desistências….!!! Como dizia Miguel Torga..:  “somos um pais de cidadãos pacíficos revoltados”.!!!!!

Pacificos, sim, revoltados também, …falta cumprir-se o resto…ou seja a vontade de promover a mudança e pô-la em marcha !!!! Nós podemos….falta querer !!!!!!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s